Cantor Tony Angeli fez a abertura da 20ª Festa Italiana de Itu
Já faz 20 anos que, no mês de janeiro, Itu vive o clima alegre e contagiante de sua tradicional Festa Italiana na região central da cidade, no antigo Largo da Matriz, hoje Praça Padre Miguel.
Bem ao estilo italiano, como manda figurino, o evento reúne muita comida, bebida e boa música com a participação de muitas famílias e amigos que prestigiam a festa organizada pelo Conselho Paroquial de Administração e Economia (CPAE) da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Itu, que comemora 414 no dia 2 de fevereiro 2024.
O CPAE é presidido pelo pároco padre Francisco Carlos Caseiro Rossi e conta com o trabalho de 17 conselheiros paroquianos. Cerca de 500 voluntários se revezam em dois turnos no atendimento ao público.
Numa cidade onde a presença de descendentes de italianos é marcante, a festa se consolidou e hoje está entre os principais eventos culturais da cidade, a qual nasceu em 2001 para contribuir com sua renda nos custos da restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Hoje, sua arrecadação é aplicada na manutenção e nas atividades de evangelização da paróquia, segundo o diácono e conselheiro Tadeu Eduardo Italiani.
A festa deixou de ser realizada durante a pandemia, mas foi retomada este ano em grande estilo com muita alegria. Nem mesmo a chuva forte impediu o seu primeiro dia de realização, no dia 20 deste mês, com o show do consagrado cantor italiano Tony Angeli (81 anos), acompanhado, no teclado, pelo músico Márcio Pereira. Tony Angeli nasceu no dia 2 de março de 1942 em Bassano del Grappa, na região do Vêneto, na Itália, e foi batizado como Cesare Fincati.
A 20ª Festa Italiana de Itu prossegue nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2024.