Aniversário de 70 anos da padaria saltense é marcado com lançamento de livro, reinauguração de espaço de eventos, acendimento da nova iluminação de Natal e queima de fogos
Na noite de 21 de novembro de 2024, foi lançado o livro “O Sabor do Afeto – 70 anos de Padaria Aliança”, obra literária de não ficção que registra toda a evolução histórica de uma das empresas mais longevas de Salto/SP. Uma narrativa real e emocionante, de autoria do escritor e jornalista literário Rodrigo Stucchi, baseada nos testemunhos de membros das famílias Bordini e Bethiol, funcionários, ex-funcionários, amigos e clientes, além de profunda pesquisa para contextualização histórica.
Trata-se da realização de um sonho de Dona Alice, filha do fundador da padaria, Ernesto Bethiol, que há anos desejava que a história de sua família fosse eternizada em livro. “O Sabor do Afeto” está disponível em todas as lojas Aliança. Todo o valor arrecadado com a venda dos livros será destinado à instituição de caridade Cáritas Salto. Uma iniciativa da própria padaria, reforçando seu compromisso com a solidariedade e o cuidado com a comunidade.
Coube a Rodrigo Stucchi, o autor da obra, entrevistar as pessoas que fazem parte dessa história, a fim de entender tudo o que ela representa aos envolvidos e a toda a cidade. Também ficou sob sua responsabilidade todo o projeto editorial, diagramação e coordenação de todas as etapas necessárias para a produção do livro. “A história de vida e de amor de Alice e Zito é fascinante. Um exemplo de resiliência e superação, fonte de inspiração para todos nós”, afirmou Stucchi.
O lançamento aconteceu no Espaço Dom Ernesto, ambiente destinado a eventos, localizado na Casa Aliança. Fechado desde a pandemia, o espaço foi restaurado e reinaugurado, a fim de homenagear o fundador e lembrar a todos de seu importante legado. Para fechar o evento com chave de ouro, uma queima de fogos marcou também o lançamento da nova iluminação de Natal da Casa Aliança.
Os presentes tiveram a oportunidade de levar consigo o livro autografado pelo autor, Rodrigo, e pelo casal Alice e Zito. Os três interagiram com cada um com muita energia e felicidade. O casal também foi agraciado com dois presentes: uma orquídea que, sem dúvida, fará parte da coleção de Zito, oferecida pelo casal Mirna e Romeu Bicalho; e um desenho a lápis de uma das fotos mais tradicionais da história da Aliança, caprichosamente emoldurado e entregue em mãos pelo próprio artista Rodrigo Silva Amorim.
“Sou grato à família Bordini, que confiou no meu trabalho e fez tudo isso acontecer, e ao gerente Walmir Gerena, peça indispensável no processo de produção do livro e de toda essa grande festa. É motivo de imensa satisfação escrever sobre histórias de família que trabalharam duro a vida inteira, se mantiveram obstinadas perante às adversidades e atingiram merecido sucesso. Fiquei feliz com o resultado”, completou Stucchi.
A carreira de escritor do jornalista ituano não para de crescer. Em 2025, ele deverá escrever mais dois livros. Ele já está trabalhando em um deles: sua primeira biografia.
Texto: Redação Revista Campo&Cidade
Fotos: Charles Pires