Corrida pela amizade, integração e consciência negra

Evento de caráter esportivo cultural, tem como propósito reunir pessoas de todas as idades para uma saudável atividade física

Na manhã do último dia 16 de novembro de 2025 (domingo), foi realizada na Avenida Galileu Bicudo a quarta edição do “Corre Palmares”, atividade que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes da Estância Turística de Itu.

Segundo a sua idealizadora, Gisele Cristina de Almeida (42 anos), esse encontro tem por finalidade três pilares importantes: saúde, cultura e o fortalecimento da identidade do povo preto. O projeto conta ainda com o apoio e a força organizacional de três outras empenhadas mulheres pretas: Tania Maria Lourdes de Almeida (45 anos), Cati Wiliane Francisco (50 anos) e Mônica Campos (46 anos).

“O ‘Corre Palmares’ é gratuito, sem fins lucrativos, e acessível à toda comunidade”, informou a organização. Para participar, os interessados podem adquirir a camiseta oficial do projeto ou integrar-se ao evento sempre trajado com roupa preta para reforçar a identidade coletiva que o movimento prega.

Clique na imagem e confira a galeria de fotos

A organização explica ainda que a corrida não oferece medalhas aos participantes, pois o propósito principal do “Corre Palmares” é pela representatividade, união, amor, força e em afetiva alusão às raízes ancestrais afrodescendentes.

“Criado pela necessidade de encontrar espaço na sociedade para celebrar a história, grandeza e importância do povo preto, o ‘Corre Palmares’ une corpo, memória e pertencimento em uma legítima demostração que busca reforçar que os afrodescendentes podem estar presentes em todos os lugares”, afirmou a professora de Ensino Fundamental, Tânia.

Em sua quarta edição, o “Corre Palmares” deu bela demonstração de generosidade e apoio ao Projeto Girassol, da Vila Paz, presidido por Maria Lúcia dos Santos Amaral (72 anos), entidade ituana que presta assistência social a 150 crianças, as quais participam de aulas gratuitas de capoeira, box e música.

O Projeto Girassol recebeu brinquedos doados pelos participantes. Esse gesto reforça o vínculo comunitário e compromisso social que também fazem parte do projeto esportivo cultural “Corre Palmares”. Tânia afirma também “que o ‘Corre Palmares’ segue firme, pulsante e coletivo, mostrando que cada passo é história, identidade e futuro”.

O próximo “Corre Palmares” está previsto para ser realizado em fevereiro de 2026 em Sorocaba/SP.

Texto: Tucano
Fotos: Juca Ferreira, Arquivo Projeto Corre Palmares e Arquivo Projeto Girassol

Rolar para cima