Turismo Pedagógico

Viagem Internacional ao Chile fortaleceu formação acadêmica e parcerias institucionais das Fatecs por meio do projeto “Viajar é Aprender”

Entre os dias 18 e 23 de novembro de 2025, ocorreu a primeira viagem internacional do projeto “Viajar é Aprender”, tendo o Chile como destino. A atividade contou com a participação de 35 integrantes, entre alunos e ex-alunos do curso de Gestão de Eventos, das Fatecs Itu e Ipiranga, e alunos de Gestão de Turismo da Fatec São Paulo, convidados e professores das Fatecs Itu e Olímpia, todos reunidos em uma experiência educativa e imersiva na língua espanhola e na cultura daquele país.

Idealizado pelas professoras Gabrielle Cifelli (Fatec Itu) e Barbara Gambaré dos Santos (Fatec Olímpia), o projeto tem como propósito transformar visitas técnicas e viagens culturais em experiências formativas significativas, que ampliem a compreensão sobre destinos diversos no Brasil e no exterior, para a compreensão de realidades socioculturais, ambientais e econômicas distintas, fortalecendo a formação integral dos estudantes.

Clique na imagem e confira a galeria de fotos

Durante a realização das viagens, os participantes adquirem conhecimentos sobre a relevância histórica e cultural dos destinos visitados, de suas características geográficas e dos aspectos socioeconômicos. Os roteiros, em geral, contemplam trilhas interpretativas, caminhadas pelas localidades históricas, visitas a museus, rodas de conversa com gestores públicos e privados, artistas locais, vivências socioculturais e outras atividades que enriquecem o processo de aprendizagem.

Nesta edição internacional, o grupo visitou Santiago, incluindo museus, o centro histórico e parques urbanos; as cidades costeiras de Viña del Mar e Valparaíso, esta última reconhecida como Patrimônio Mundial; além de uma imersão na Cordilheira dos Andes, com visita ao Valle Nevado e ao Cajón del Maipo. Toda a programação foi articulada para promover a observação crítica, a reflexão sobre as características da parte central do território chileno e a diversidade de elementos naturais e culturais daquele país.

Durante a preparação para a viagem, os participantes tiveram acesso a palestras “online” sobre História, Geografia e Cultura do Chile, além de aulas de espanhol para viajantes, oferecidas gratuitamente pelo professor Márcio Camargo, docente da Fatec Itu e Sorocaba. Essas ações prévias reforçam o caráter pedagógico do projeto, que busca ampliar repertórios e preparar os estudantes para experiências internacionais.

Durante a passagem por Santiago, as professoras Gabrielle Cifelli, Barbara Gambaré dos Santos, Juliana Lima e Luciane Panisson participaram de uma reunião na DUOC UC, instituição chilena de referência em educação profissional. O encontro teve como objetivo estabelecer futuras parcerias para o desenvolvimento de projetos colaborativos internacionais nas áreas de ensino e pesquisa envolvendo as Fatecs Itu e Olímpia, ampliando oportunidades de intercâmbio acadêmico, pesquisas conjuntas e o fortalecimento de projetos colaborativos nos cursos de graduação de ambas as instituições.

O projeto “Viajar é Aprender” já realizou viagens a diversos destinos nacionais, como São Paulo, Paranapiacaba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Santos, Olímpia, Barretos, São Luís do Paraitinga, Campos do Jordão, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Paraty, entre outros. As atividades ocorrem semestralmente e envolvem estudantes e egressos dos cursos de Gestão de Eventos das Fatecs Itu, Ipiranga e Barueri, e de Gestão de Turismo da Fatec São Paulo.

A partir de 2026, os alunos do novo curso de Gestão de Turismo Fatec Olímpia, também comporão o grupo, além de convidados externos interessados na proposta. Dos 35 participantes, 11 alunos e três professores eram de Itu e os demais de São Paulo, Barueri, Sorocaba, Campinas, Olímpia e Salto.

Texto e fotos: Gabrielle Cifelli

Rolar para cima