Festa Japonesa chega à sua 15ª edição

A comunidade nikkey é unida, atuante e faz história em Itu/SP

A Festa Japonesa de Itu, organizada pela Associação Cultural Esportiva Nikkey de Itu – ACENDI -, está enraizada às tradições culturais do município, evento que tem atraído grande público local e inclusive de outras cidades da região, todos os anos. A 15ª edição ocorreu nos dias 20 e 21 de junho, na Praça da Independência (Largo do Carmo), no Centro.

O aposentado Gilberto Mitsuomi Kunitake, 64 anos, que atualmente preside a entidade, enfatiza a importância do evento na difusão e no propósito de manter viva a cultura japonesa, oferecendo aos ituanos e turistas a culinária típica do Japão – Terra do Sol Nascente -, boa música, dança, artes marciais e apresentações do instrumento milenar taikô, que em japonês quer dizer “tambor”. 

Clique na imagem e confira a galeria de fotos

No passado, o taikô era usado como meio de comunicação em guerras no território japonês para dar ritmo aos guerreiros e intimidar os adversários. São marcantes os movimentos de quem o executa, exigindo imensa resistência física durante as apresentações, num contraponto à leveza da dança e sonoridade das flautas japonesas. 

O médico Érico Hayao Kiyota, 86 anos, que trabalha de forma voluntária na festa na barraca de pastel e executa tarefas gerais, não esconde a alegria de fazer parte dela ao longo desses 15 anos ao lado de grandes amigos.

Gilberto Mitsuomi Kunitake, presidente da ACENDI
Evento em Itu contou com diversas atrações
O médico Érico Hayao Kiyota trabalha de forma voluntária na festa
Benedito de Almeida Sampaio se recorda das festas nos anos 1970

O ituano Benedito de Almeida Sampaio (Ditinho), 76 anos, lembrou-se da época em que essa festa de confraternização e amizade era realizada pelas famílias japonesas mais antigas de Itu no Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior, na Vila Nova, na década de 1970. “O povo japonês é um exemplo para todos nós, brasileiros. Não podemos nos esquecer da contribuição deles também na história do Brasil”, afirmou.

Na comemoração da 15ª Festa Japonesa, mais uma vez, a ACENDI deu bela demonstração de trabalho comunitário, solidariedade, integração, união e amizade, adjetivos que sempre estiveram presentes no coração do povo japonês.

Texto e fotos: Tucano

Rolar para cima