Entre as empresas e entidades mais antigas ituanas, está a Cooperativa Agrícola Mista de Itu, entidade que tem desempenhado relevante papel dentro do setor do agronegócio e da sociedade local e da região.
Ela foi fundada em 30 de abril de 1949 por um grupo de 194 pequenos e médios produtores rurais, liderados pelo agricultor e político Galileu Bicudo (PTB) e pelo engenheiro agrônomo regional de Itu, Hermes Moreira de Souza, que enxergaram no cooperativismo alternativa positiva para enfrentar os tempos difíceis do setor no pós Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, o Brasil tinha como Presidente Eurico Gaspar Dutra (PSD), que sucedeu ao ditador gaúcho Getúlio Vargas (PTB).
Embora o setor agropecuário de Itu fosse, naquela época, rudimentar, como de certa forma em todo o Brasil, a agricultura e pecuária tinham grande importância para o cenário econômico local, pois geravam empregos e renda já que boa parte população vivia ainda na zona rural.
Em princípio, a Cooperativa Agrícola Mista de Itu foi denominada como Associação Rural de Itu.
Churrasco de aniversário
No dia 28 de abril de 2024, a diretoria da entidade promoveu um churrasco durante o almoço, inclusive com saborosa costela de chão, e reuniu associados, fornecedores e amigos para comemorar os 75 anos. A Granja Kumano, representada por Shigeko Kumano, mais conhecida como dona Maria (86 anos) e seu filho Douglas (62 anos), foi homenageada como destaque na produção rural. Por sua vez, Izilando João Agarussi (89 anos) também recebeu homenagem por ser o associado mais antigo.
A comemoração foi realizada nas dependências da Terra do Boi e teve boa comida, bebida, bolo, boa música e o encontro de associados, amigos e familiares. Atualmente a Cooperativa Agrícola Mista de Itu é presidida pelo advogado Eduardo Silveira Arruda e tem como vice-presidente o agropecuarista ituano Olinto Rodrigues de Arruda, um dos maiores suinocultores paulistas.