Adeus ao “criador” do Galo Ituano

O ex-radialista e ex-bancário Vicente Elias Schanoski (86 anos) já deixou saudade nos corações do povo ituano

Nunca foi dono de granja, muito menos de rinha de galo de briga, mas “criou” o Galo Ituano e viveu cercado de amigos, atletas, torcedores – até mesmo adversários – e admiradores. Vicente Elias Schanoski era um homem simples, comprometido de corpo e alma com as boas coisas de Itu/SP, cidade que adotou de coração quando chegou de Curitiba/PR, sua cidade natal, ainda muito jovem, e passou a se dedicar com determinação aos meios esportivos e à comunicação diante do microfone no rádio.

O futebol profissional em Itu foi retomado por um grupo de apaixonados pelo futebol, liderados por Schanoski em 1977, pra quem não sabe, com o Ferroviário Atlético Ituano (FAI), que usava uniforme tricolor – azul, branco e vermelho. E somente para esclarecer melhor, cores oriundas da Associação Atlética Sorocabana, agremiação esportiva fundada em 24 maio de 1947 por funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana.

Schanoski merece todas as honras por tudo que fez, de forma generosa, por esta cidade em todos os dias que aqui viveu como se fosse a sua própria cidade natal.

Descanse em paz querido cidadão “curitibaituano”, senhor Vicente Elias Schanoski!
31/8/1937 – 23/8/2024.

Texto: Tucano
Fotos: Coleção Família Schanoski e Arquivo Revista Campo&Cidade

Clique na imagem e confira a galeria de fotos
Apoio cultural
Rolar para cima