Ao anônimo coletor de resíduos

A rotina diária do coletor de resíduos não é tarefa fácil

Por isso é merecedor de homenagens todos os dias, evidentemente, embora 20 de setembro seja a data dedicada a esse imprescindível profissional que, para a maioria das pessoas da sociedade, é invisível.

Você já parou para pensar o quando produzimos de lixo doméstico (resíduo) por dia? Dá para imaginar a vida sem o árduo trabalho diário desse profissional? Sem dúvida, as cidades virariam verdadeiros lixões a céu aberto.

A homenagem também é extensiva a todos os recicladores de resíduos, os quais contribuem para o meio ambiente e a saúde do Planeta e, consequentemente, para redução do aquecimento global e a crise climática que impera atualmente de forma drástica.

Clique na imagem e confira a galeria. Fotos: Tucano

Cláudia Cristina Santiago de Oliveira (foto acima), 48 anos, há oito trabalha na coleta de materiais recicláveis para o seu sustento e de seus animais de estimação. Ela diz que na idade em que está não consegue colocação no mercado de trabalho. “Prefiro reciclar ao invés de pedir de porta em porta”, afirmou a coletora.

Na sacola, no saco plástico e até no gigante “beg” os coletores reciclam todo tipo de material que iria inflar ainda mais os aterros sanitários e poluir o solo e só decompor em décadas, ou até mesmo séculos, dependendo do tipo, como o “terrível” plástico, por exemplo, que leva gerações e gerações para desaparecer no meio ambiente.

Homenagem a todos os recicladores que fazem dessa atividade uma profissão e a todo aquele cidadão consciente que tem procurado dar uma mãozinha nesse sentido para a preservação desta “nave” em que viajamos chamada Terra.

Texto: Tucano

Clique na imagem e confira a galeria. Fotos: Weverton da Silva
Rolar para cima