A rotina diária do coletor de resíduos não é tarefa fácil
Por isso é merecedor de homenagens todos os dias, evidentemente, embora 20 de setembro seja a data dedicada a esse imprescindível profissional que, para a maioria das pessoas da sociedade, é invisível.
Você já parou para pensar o quando produzimos de lixo doméstico (resíduo) por dia? Dá para imaginar a vida sem o árduo trabalho diário desse profissional? Sem dúvida, as cidades virariam verdadeiros lixões a céu aberto.
A homenagem também é extensiva a todos os recicladores de resíduos, os quais contribuem para o meio ambiente e a saúde do Planeta e, consequentemente, para redução do aquecimento global e a crise climática que impera atualmente de forma drástica.
Cláudia Cristina Santiago de Oliveira (foto acima), 48 anos, há oito trabalha na coleta de materiais recicláveis para o seu sustento e de seus animais de estimação. Ela diz que na idade em que está não consegue colocação no mercado de trabalho. “Prefiro reciclar ao invés de pedir de porta em porta”, afirmou a coletora.
Na sacola, no saco plástico e até no gigante “beg” os coletores reciclam todo tipo de material que iria inflar ainda mais os aterros sanitários e poluir o solo e só decompor em décadas, ou até mesmo séculos, dependendo do tipo, como o “terrível” plástico, por exemplo, que leva gerações e gerações para desaparecer no meio ambiente.
Em cooperativa com o meio ambiente
Um exemplo de atividade de reciclagem no município é a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu – COMAREI – que, este ano, no dia 12 de setembro, comemorou 25 anos de atividades em defesa do meio ambiente e trabalho social que beneficia inúmeros coletores de materiais recicláveis. A COMAREI, uma das principais cooperativas do gênero no Brasil, foi fundada no início de 2000 por iniciativa de integrantes da Pastoral da Ecologia da Paróquia de São Judas Tadeu, localizada no Bairro Rancho Grande.
Atualmente a cooperativa tem como presidente José Soares da Silva. Segundo ele, a entidade tem procurado concientizar a todos os recicladores de Itu a atuarem em conjunto com a cooperativa que comemora bodas de prata.
O meio ambiente e Planeta agradecem pela atuação e trabalho imprescindível dos dedicados recicladores.
Texto: Tucano






























































