Textos de ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários e colaboradores resultaram no livro “O IBAO É A HISTÓRIA”, antologia de 496 páginas
Organizado por Vilma Pavão Folino e Edson Carlos de Oliveira, o livro traz depoimento de 168 pessoas que se dispuseram a colocar no papel suas estreitas vivências, emoções, histórias e lembranças relacionadas com o IBAO – Instituto Borges de Artes e Ofícios -, instituição de ensino que completou 100 anos em 2024 dedicados à formação educacional e profissional de alunos de Itu/SP e região.
Segundo Vilma, a ideia da organização dessa antologia surgiu durante reunião realizada pela Academia Ituana de Letras (ACADIL), em 2024, em homenagem ao centenário do IBAO.
O lançamento da antologia ocorreu no dia 8 de novembro de 2025 nas dependências do próprio IBAO, cerimônia literária que reuniu aproximadamente 300 pessoas. Como não poderia deixar ser, os organizadores da antologia receberam o apoio do IBAO e da ACADIL.
A mesa de trabalho do evento foi composta por Raul de Paula Leite (provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu), Ana Maria dos Santos (diretora do IBAO), Luís Roberto de Francisco (presidente da ACADIL), Leonardo Silveira (1º secretário da ACADIL), Vilma Pavão Folino (2ª secretária da ACADIL) e Edson Carlos de Oliveira.
Nos acordes da viola, Dill Viola, Célia Trettel e o seu filho Grabriel, com o trombone de vara, executaram as músicas Líria, (folclore português da ilha do Corvo – arquipélago dos Açores), em homenagem ao benemérito lusitano Joaquim Bernardes Borges, e Ave Maria, composta por Charles Gounod.
A ex-aluna e poetiza Sofia Maria Sofia Mathias Mello declamou a poesia “Raízes do tempo”, enaltecendo o frondoso jequitibá-rosa, plantado há muitos anos nos fundo do centenário prédio do IBAO, cuja sobra acolhedora e refrescante acompanha sua longeva história.
Esse importante evento cultural literário foi um sensacional encontro de pessoas que conviveram nessa escola centenária e, sem dúvida, grande momento envolto de extrema emoção e alegria.
“O IBAO É A HISTÓRIA”, em suas páginas antológicas, apresenta ao leitor, por meio de vários textos e respectivos estilos literários de seus autores, uma parte da indelével trajetória dessa tradicional escola profissionalizante, patrimônio educacional de Itu.
O livro foi editado pela Fox Tablet e capa ilustrada pelo artista visual Guilherme Kramer.
Texto e fotos: Tucano





























































