Evento realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro na capital paulista contou com a presença de quadrinistas de Itu/SP
Entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2025, o pavilhão do São Paulo Expo, em São Paulo/SP, se transformou, mais uma vez, no epicentro mundial da cultura pop, sendo palco da 12ª edição da CCXP (Comic Con Experience). Com estimativa de público superior a 280 mil visitantes, o evento reafirmou sua força ao unir fãs, artistas, marcas globais e produções de destaque em um só universo.
Logo no “coração” da CCXP, o espaço Artists’ Valley voltou a brilhar: foram selecionados 428 artistas de quadrinhos, vindos do exterior e de todas as regiões do Brasil – incluindo 60 das regiões Norte e Nordeste, 22 do Centro-Oeste e 136 mulheres –, somando com outros 30 artistas presentes exclusivamente no estande da Chiaroscuro Studios, totalizando mais de 450 criadores.
Entre os participantes estavam os quadrinistas moradores da cidade de Itu, Pedro Mauro e Jairo Moreno. Pedro já esteve outras vezes na feira, que ocorre desde 2014, mas esta é a primeira vez que o irmão Jairo vai como artista. Ambos lançaram neste ano o quadrinho “Cangaceira” pela editora Trem Fantasma, que contou com um painel no evento Itu Nerd Fest em setembro.
Pedro Mauro também participou de uma sessão de autógrafos promovida pela editora Panini Comics do quadrinho “Batman: O Mundo”, que foi relançado para a CCXP 2025 com uma capa especial assinada pelo artista de Itu. Participaram também o roteirista da história, Carlos Estefan, e a colorista, Fabi Marques.
Várias atrações
Em 2025, a presença de gigantes do entretenimento consolidou a relevância internacional da CCXP. A Warner Bros. Pictures, por exemplo, trouxe atrações das franquias “Supergirl”, “Mortal Kombat II” e do filme “A Noiva!”, além da série original “IT: Bem-vindos a Derry”, com experiências imersivas e interações que deixaram os fãs em êxtase.
Também marcou presença a Globoplay, que celebrou seus 10 anos em um painel especial no palco principal, o Thunder by Claro tv+. Nele, foram apresentadas novidades como a série médica de ação “Emergência 53” e a produção original “Jogada de Risco” – protagonizada por Cauã Reymond, Letícia Colin e Mariana Sena – trazendo o universo esportivo para o streaming.
Nesta edição, o evento ampliou seu alcance para além da diversão: o espaço Unlock CCXP promoveu painéis focados em diálogos culturais e no futuro da indústria. Um dos destaques foi a mesa que discutiu a conexão entre Brasil e Coreia do Sul, em um momento simbólico em que o evento oficializou sua expansão internacional com a CCXP Korea, prevista para 2027, em Seul.
A CCXP25 entregou de tudo um pouco – arte autoral, mangá, quadrinhos, animes, séries, cinema, cultura asiática, experiências imersivas e debates culturais e políticos. Se o universo pop é plural, a CCXP se mostrou, mais uma vez, à altura dessa pluralidade. O evento volta em 2026, entre os dias 3 e 6 de dezembro.
Texto e fotos: Andre Roedel
















