Tradição esportiva da cultura vinda do Japão mantém-se viva em Itu/SP
Há seis décadas, a prática do “Undo-kai” marca o início da Estação da Primavera. Traduzindo para o português: Undo” (movimento) “kai” (encontro). Esse tradicional evento esportivo cultural é, acima de tudo, uma forma de integração e amizade entre os membros da comunidade nipônica dos mais jovens aos idosos.
Atualmente o evento é realizado na sede da ACENDI – Associação Cultural Esportiva Nikkey de Itu, no Bairro São Luiz, mas antigamente, durante muito tempo, foi realizado no Estádio Municipal Dr. Novelli Jr. e também no campo de futebol do 2º Grupo de Atilharia de Campanha Leve (2º GAC-L) – Regimento Deodoro.
O vice-presidente da ACENDI, Gilberto Mitsuomi Kunitake (63 anos), tem boas lembranças daquela época, quando ele tinha por volta dos seus 15 anos de idade, em meados da década de 1970. Ele se lembra da liderança de jovens na organização do “Undo-kai” como Shinya Tobimatsu, André Maeda, Kazuyuki Ozaki, Shinichi Chinen, Toshi Abe, entre outros.
Além do tradicional “Undo-kai”, o futebol de salão e voleibol eram práticas esportivas comuns entre os jovens nekkeys ituanos, lembra Kunitake. “Os jogos eram realizados nas quadras das escolas Regente Feijó e Berreta, na Rua Sorocaba, nos finais de semana”, explica.
Ele se recorda das Famílias Ogura, Katahira, Maeda, Nagatomi, Endo, Aihara, Kondo, Chogi, Nagata, Kihara, Mori, Tome, Fukuda, Matsui, Inoki, Ozaki, Kumano, entre outras, que também tiveram atuações significativas na realização do “Undo-kai” nestes 60 anos de “movimento e encontro” esportivo e cultural em Itu.
Kunitake relata que entre as décadas de 1980 e 1990, com a saída dos dekasseguis em busca de trabalho no Japão, as atividades culturais na ACENDI foram retraídas, entre elas, o próprio “Undo-kai”, mas que em alguns anos mais tarde voltou a ganhar força principalmente com a participação dos mais jovens, como acontece na própria natureza quando tudo refloresce e ganha vida novamente na Primavera.
A ACENDI foi fundada em 26 de setembro de 1977 e sua sede própria fica localizada na Rua Jaime Lima, nº 501, no Bairro São Luiz, em Itu.
Texto: Tucano
Fotos: Coleção Família Katahira e Arquivo ACENDI



