Francisca Limongi Arruda, mais conhecida com dona Chiquinha, completou no dia 13 de setembro de 2024 um século de existência cercada do amor e carinho dos familiares e amigos
Ela nasceu em Salto, em 13 setembro 1924, filha de Aquilino e Miquelina Hipólito Limongi. Casada com Luiz Gonzaga da Silveira Arruda que foi primeiro presidente da Cooperativa Agrícola Mista de Itu. Veio morar em Itu/SP ainda menina e adotou esta cidade onde fez grandes amizades. Teve três filhos – Luís Gonzaga, Lia e Patrícia -, sete netos e 13 bisnetos.
Teve sua formação educacional como interna no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio, de Itu, onde fez grandes amigas e conserva boas lembranças do convívio com as religiosas dessa instituição. Também soube cultivar as artes manuais: pintura em tela e porcelana, bordados, tricô e era assídua colaboradora do Clube de Mães de Itu. Companheira do marido na Fazenda Tucunduva, ali lecionou na escola rural durante muitos anos. Quando seu marido foi presidente do Lyons Clube de Itu, participou das atividades em prol das comunidades carentes e das atividades sociais.
Muito religiosa, era carmelita e grande colaboradora da tradicional Festa de Santa Rita. Também eram famosos seus almoços na Fazenda para os 40, 50 coroinhas do Monsenhor Camilo Ferrarini nos anos 80. Antes disso, nos anos 50 e 60, frequentava o famoso Ituano Clube de Itu onde fervia a política da cidade, seu marido era hábil articulador da campanha política de Galileu Bicudo e João Machado.
Dona Chiquinha gosta de passear e viajar. Foi várias vezes para Europa, principalmente para a Itália onde tinha familiares em Maratea. Outra viagem inesquecível ocorreu na década de 60 quando foi com amigos numa kombi até Buenos Aires. Todo ano, ia até há pouco tempo visitar seu tio, primos e primas em Fortaleza.
Qual seria seu segredo de sua longevidade? Alimentação caseira, natural, exercício físico e o carinho da família, além da água especial do Bairro do Pedregulho de Itu.
Parabéns, dona Chiquinha!
Que Deus continue a abençoar a sua vida e de seus familiares.
Texto: Tucano
Fotos: Coleção Família Limongi