Teve início no dia 1° de fevereiro de 2024 a exposição das obras do pintor, ilustrador e desenhista ituano Jonas de Barros (1874 – 1939) em comemoração aos 414 anos de Itu/SP, ocorrido um dia depois.
O visitante poderá apreciar artigos de jornais, livros, ilustrações, fotos, telas e, inclusive, documentos cartoriais relacionados à vida do artista, expostos no Museu Republicano Convenção de Itu/MP.
A mostra é realizada em conjunto com a Irmandade do Lar Nossa Senhora da Candelária, entidade ituana que mantém as obras do artista em seu acervo.
A exposição pode ser visitada no Museu Republicano Convenção de Itu/MP, localizado na Rua Barão de Itaim n° 67 – Centro.
Biografia
Jonas de Barros nasceu em Itu e era filho de uma família de fazendeiros. Sua mãe era Maria Clarinha de Barros e seu pai Abrahão Lincoln de Barros. Ele conviveu com artistas famosos como Tarsila do Amaral, Oscar Pereira, José Wasth Rodrigues e Aurélio Zimmermann. Esses artistas, inclusive Jonas de Barros, foram contratados entre 1917 e 1945 por Afonso Taunay, diretor do Museu Paulista, para criarem obras que retratassem o glorioso passado paulista.