Quem passa por ali não deixa de admirar esse esplêndido imóvel que, antigamente, foi comércio e residência ao mesmo tempo
No centro de Itu/SP, na Rua Santa Rita, entre os diversos comércios que vendem de chinelos a computadores, destaca-se esse majestoso prédio construído na década de 1940, onde hoje funciona o Sicoob Crediguaçu, no nº 866, primeira agência instalada no município em 2015, na Avenida Prudente de Moares, na Vila nova, e transferida para o endereço atual em 14/11/2022.
Nesse imponente prédio há duas entradas laterais – números 862 e 872 – que levavam para as residências dos irmãos Ferreto e Segundo Ferretti. Ferreto era casado com Iria Fratini Ferretti e Segundo com Angelina Poletto Ferretti.
Inaugurado em 1946, durante mais de três décadas esse prédio abrigou a concessionária Irmãos Ferretti, empresa que atuou no mercado na comercialização de veículos Chevrolet por mais de 80 anos em Itu.
O arquiteto construtor responsável pela edificação desse prédio foi o ex-prefeito Caetano Ruggieri (ARENA). Ele foi eleito em 25/11/1970 e faleceu no dia 27/01/1971, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, acometido por hepatite, quando assumiu o vice-prefeito Olavo Volpato, tendo permanecido no cargo até 31/01/1973.
“Caetano Ruggieri foi um ser humano valioso. Era muito generoso. Ajudava as famílias humildes ituanas nas pequenas reformas e assinaturas de plantas populares para construção de suas casas sem cobrar um centavo”, afirmou Olavo Volpato, atual secretário municipal de emprego da Estância Turística de Itu.
Para abrigar a agência bancária do Sicoob Crediguaçu, o prédio passou por adaptações internas. Segundo o arquiteto ituano Alberto Magno de Arruda (Beto Arruda), “trata-se de uma construção eclética que remete a alguns elementos da arquitetura portuguesa. Está bem preservado, tendo como únicas alterações na fachada original as entradas laterais para ambas as residências em arco, substituídas por formatos retangulares já há alguns anos”.
Na primeira foto (da esq. para dir.) Cleusa Adriana Membrive (gerente geral), Taisa Sales Rezendi (caixa), Aliny Malaguti (agente de relacionamento), Raquel Helena dos Santos (estagiária), José Enéas de Oliveira Júnior (gerente de contas) e Rafael da Silva Barbi (gerente de contas); na segunda estão Segundo Ferretti (primeiro à direita), ao lado de seu filho Angelo, recebendo certificado de qualidade das mãos do representante da General Motors do Brasil.
Texto: Tucano
Fotos: Tucano, Setimo Catharini e Coleção Roberto Ferretti – Arquivo Revista Campo&Cidade