Os proprietários do Sítio Santa Cruz convidam a todos para conhecer a Capela de Santo Antônio recentemente restaurada, no Sítio Capelinha, no Bairro do Jacuhú
A Capela de Santo Antônio foi reaberta no último dia 16 de dezembro de 2023 com fervorosa celebração de um terço que reuniu muitos devotos. A ermida dedicada a Santo Antônio foi fundada em 1950 pelo casal Matilde Daldon Francischinelli e Angelo Francischinelli e seus filhos.
Atualmente ela é administrada pelo neto do casal, Gilson Antonio Francischenelli, foi responsável pela sua restauração, trabalho que levou 10 anos para ser concluído. Em princípio, a Capela de Santo Antônio fica no interior do casarão centenário habitado pela família do casal Matilde e Angelo, imóvel que hoje não existe mais.
Defensor dos pobres e necessitados
Santo Antônio é o padroeiro dos pobres e dos que sofrem. Sua festa litúrgica é celebrada pela Igreja Católica Apostólica Romana no dia 13 de junho todos os anos. Batizado como Fernando, ele nasceu em Portugal em 1195 e é padroeiro da cidade de Lisboa.
Ainda jovem, iniciou-se na vida religiosa no mosteiro agostiniano de São Vicente e, dois anos depois, em setembro de 1220, transferiu-se para ordem dos franciscanos, ocasião em que assumiu o nome religioso de Antônio, conforme é conhecido pelos seus milhões de devotos no mundo inteiro.
Foi em solo italiano que destacou-se como pregador e professor de Teologia na Ordem Franciscana recém fundada. O religioso português faleceu em 1231 e foi sepultado em Pádua, na Itália. Em 30 de maio 1232 foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Em 1946, o Papa Pio XII o proclamou como “doutor da Igreja universal” e recebeu o título como “Doctor Evangelicus” – Doutor Evangélico.
Fotos: Tucano