O Coral Vozes de Itu está entre as instituições culturais mais importantes e longevas da cidade. Embora seja mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu desde 1966, o coral foi fundado no ano anterior, em 7 de maio de 1965, nas dependências do Seminário Nossa Senhora do Carmo
Seu primeiro regente foi o frei carmelita Lino Zumstein e o concerto de estreia do coro foi realizado no dia 10 de outubro de 1965 no Salão Paroquial Dom Antonio Joaquim de Melo, localizado ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Candelária.
Nas duas últimas décadas, sob o comando do seu dedicado regente, Luís Roberto de Francisco, o Coral Vozes de Itu recuperou preciosíssimas músicas sacras dos séculos 18, 19 e 20 de renomados compositores ituanos como frei Jesuíno do Monte Carmelo, Miguelzinho Dutra, Tristão Mariano da Costa e Maestro Elias Lobo. “Muitas partituras de obras musicais desses compositores estavam guardadas em gavetas e ganharam vida novamente”, afirmou o maestro.
Nestes 60 anos, nos lugares em que se apresentou, o Coral Vozes de Itu encantou plateias em razão de sua virtuosidade e seu rico repertório musical. Uma missa em Ação de Graças pelo aniversário do Coral Vozes de Itu foi celebrada por frei Alonso Malaquias – OC -, na noite do último sábado, dia 3 de maio de 2025, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Após a celebração, o Prior da Ordem Carmelita, frei Antônio Bento, recepcionou os coralistas com delicioso coquetel – preparado especialmente por ele – para comemorar estes 60 anos de história musical desse patrimônio cultural de Itu. Depois de 30 anos dedicados à instituição, o maestro Luís Roberto de Francisco passou a “batuta” ao novo regente, Wilian Dolfini.
Dentro da programação de aniversário da entidade, no último domingo, dia 4 de maio de 2025, o Coral Vozes de Itu brindou seus admiradores com uma bela apresentação de nostálgicas canções de seresta. O evento foi realizado no Espaço Fábrica São Luiz, o qual contou com a regência do maestro Dolfini, ocasião em fez a sua estreia à frente desse famoso grupo vocal ituano. O coral contou com o acompanhamento musical do experiente violonista Gilmar de Campos.
Atualmente, a Associação Coral Vozes de Itu é presidida pela soprano Maria Aparecida Nobre Garcia.
Texto e fotos: Tucano