Cortejo do Divino: Tradição cultural ituana

Estabelecimentos e instituições da Rua Paula Souza abriram suas portas para recepcionar o pouso do Divino Espírito Santo no Domingo de Pentecostes, antiga tradição do povo ituano.

No Domingo de Pentecostes faz-se o Cortejo solene da Bandeira pelas ruas centrais de Itu com outros sete pousos. Em 2024, o Cortejo foi realizado no dia 19 de maio.

A folia do Divino Espírito Santo foi retomada em 2014 pelo Instituto Cultural de Itu com a criação do Núcleo Cultural da Folia do Divino Espírito Santo de Itu. Desde então, salvo 2020 e 2021, são feitos sete pousos, no tempo da Páscoa, em casas de família para a reza, visita da Bandeira, cantoria e bênção da casa. A música da folia foi inspirada na mesma da tradição popular de Tietê, pesquisa realizada pelo Museu da Música – Itu.

No cortejo do Domingo de Pentecostes, o Coral Vozes de Itu acompanhou cantando as Jaculatórias do Divino compostas em 1890 pelo maestro Elias Álvares Lobo de quem, neste ano de 2024, é celebrado os 190 anos de nascimento do compositor. As jaculatórias foram transcritas pelo Museu da Música – Itu.

Essa típica manifestação busca manter viva uma antiga tradição cultural de fé do povo de Itu.

Clique na imagem e confira a galeria de fotos
Apoio cultural
Rolar para cima