ED 142 | Mai/Jun 2023
Estátuas, bustos e monumentos falam e alguns até andam...
Em Itu/SP há dezenas deles espalhados por praças, escolas e entidades. A população ituana não tem a mínima ideia de quantos existem ao todo
Pior que essa constatação, na verdade, muitos deles passam como meros desconhecidos. O absurdo maior fica por conta do precário estado de conservação e sujeira de alguns desses monumentos/documentos que fazem parte do valioso patrimônio histórico ituano, os quais pertencem a cada um de nós, que amamos esta cidade e sua invejável história.
A ideia em abordar esse interessante tema – de maneira inédita -, envolvendo o conjunto de estátuas, bustos e monumentos do município, se deu devido a situação inusitada e, ao mesmo tempo, polêmica em torno da estátua do Padre Diogo Antônio Feijó – Regente Feijó – que, há mais de 40 anos, encontra-se instalada em frente à instituição estadual de ensino, localizada na Rua dos Andradas nº 412, que recebe o nome desse importante personagem da história política do Brasil da época do Império.
Como a Revista Campo&Cidade tem feito ao longo destes 25 anos de circulação, mais uma vez, apresenta aos seus leitores tema de imensa relevância e importância sobre a história de Itu contada por meio de estátuas, bustos e monumentos com o intuito de despertar em cada cidadão o sentimento de pertencimento.
Aplausos às estátuas, bustos e monumentos desta cidade!