ED 150 | Set/Out 2024
Instituto de Artes e Ofícios (IBAO) completa 100 anos
Uma das mais tradicionais instituições de ensino profissionalizante de Itu/SP completou em outubro de 2024 um século de existência e excelência educacional.
Passaram por seus bancos escolares ao longo desta longeva trajetória uma plêiade de brilhantes profissionais que atuaram nas mais diversas áreas em Itu e região. Com o mesmo propósito de formar cidadãos e exímios profissionais, o IBAO segue em sua missão educadora inspirada em seu patrono Joaquim Bernardes Borges.
Nessa edição, a Revista Campo&Cidade contextualiza o papel do ensino técnico no Brasil, de modo geral, mão de obra extremamente carente no mercado de trabalho, formada por diversas renomadas escolas técnicas.
Exposição virtual dos 100 anos do Instituto Borges de Artes e Ofícios – IBAO
Registros fotográficos de diversas épocas retratam do centenário da instituição
Como se canta no próprio hino dessa tradicional escola de Itu/SP, ao longo destes 100 anos, o IBAO tem sido verdadeira “oficina do saber”, pois tem oferecido ensino profissionalizante e Ensino Médio de qualidade na formação de jovens alunos.
Essa exposição virtual tem como propósito complementar o trabalho de registro histórico deste centenário realizado pela Revista Campo&Cidade na edição nº 150 – setembro/outubro de 2024. O arquivo iconográfico que da revista possui sobre o IBAO é imenso, muitas dessas imagens cedidas pela própria instituição, ex-alunos e, outras mais, feitas pela nossa própria equipe.
As fotos que não foram utilizadas na versão impressa da revista, agora, podem ser vistas aqui nessa exposição virtual por você, caro internauta, a qual começa com o retrato de Joaquim Bernardo Borges, responsável pela doação financeira que possibilitou a inauguração do IBAO em 1924, seguido pelos retratos dos primeiros provedores da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu.
Na sequência, os membros da atual mesa administrativa e da comissão de contas (19/03/2023 a 19/03/2026), assim composta: Raul de Paula Leite (Provedor); Renê Paschoal Liberatore (Vice-Provedor); José Arlindo Nóbrega Amgarten (Secretário); Jonas Soares de Souza (Tesoureiro); Antonio Benedito Francischinelli, Carlos Alberto D’ambrósio, Celso Tahan, Hamilton Luiz Guido, José Leocádio Ximenes, Mário Teodoro Xavier da Silveira, Olinto Rodrigues de Arruda e Plínio Menezes da Silva Júnior (Mesários); Afonso Luiz Guido, Carlos Alberto Ferrari e Paulo Roberto Oliveira (Comissão de Contas).
Prepare-se para “viajar” no tempo por meio de fotos de pessoas e acontecimentos que fazem parte dessa marcante história educacional de Itu!