Seu intenso pontificado, de marcantes episódios e acontecimentos revolucionários, que durou 12 anos – aliás, 12 foi o número de apóstolos escolhidos por Jesus para sua missão evangelizadora no mundo -, não será esquecido nunca pelos católicos e, inclusive, por lideranças religiosas e seguidores de outras crenças com os quais estreitou fraternos vínculos ecumênicos de amor como o próprio Cristo nos ensinou
Não se omitiu nunca! Posiciou-se de forma categórica em defesa dos pobres e oprimidos, dos imigrantes e perseguidos, contra os nefastos conflitos bélicos, violência, intolerância, fome, aquecimento global, desmatamento, poluição do meio ambiente, corrupção no Vaticano e pedofilia dentro da própria Igreja Católica.
Não julgou os homossexuais e também aproximou os casais que eram separados e se encontravam distantes dos altares da Igreja. Seu papado foi inclusivo e acolhedor.
A exemplo de Cristo e de seu santo homônimo São Francisco, vestiu o “hábito” e as “sandálias” da humildade em toda sua vida religiosa como jesuíta, primeiro da ordem a ocupar esse elevado cargo na hierarquia da Igreja Católica Apostólica Romana.
Apaixonado por futebol e pelo Club Atlético San Lorenzo de Almagro, da Argentina, seu clube do coração, o Papa batizado Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, capital portenha em 17 dezembro de 1936, se destacou acima da média – com todos os méritos – no “time” dos atuais líderes mundiais nesta última década, respeitado e admirado pelas suas posturas em busca do bem comum da humanidade, indistintamente.

Jorge Mario Bergoglio – Papa Francisco (1936 – 2025)
Texto: Tucano
Casamento abençoado
Em 2018, o casal Matheus e Elizabete Rodrigues Vieira enviaram uma solicitação ao Vaticano para receber uma benção matrimonial do Papa Francisco. Para a surpresa de ambos, o e-mail foi respondido, com convites para a audiência papal que aconteceria numa quarta-feira em que já estariam na Europa. Segundo eles, “por obra divina”, conseguiram sincronizar voos e estadias para estarem no Vaticano no exato dia e horário combinado.
“Eu não sabia o que nos esperava e minha expectativa era assistir a audiência junto ao povo na Praça São Pedro, o que já me faria imensamente feliz”, relatou Matheus. No entanto, ao buscar os convites no local informado, o casal foi direcionado a sentar na lateral do altar, muito próximo ao Papa, para assistir a toda audiência de muito perto.

Eles já estavam plenamente satisfeitos e gratos, mas ao final da audiência, foram direcionados a outro local ainda mais exclusivo, na Praça São Pedro, onde o Papa Francisco em pessoa, após saudar a multidão a bordo do “papa móvel”, desceu do veículo e direcional ao casal e ao grupo que ali o esperava, sua benção especial.
“Foi um dos momentos mais marcantes de nossas vidas”, afirmou Elizabete. Ela explica que quando o Papa Francisco parou na frente deles, pediu a ele, num ato de fé, intercessão pela cura de sua sobrinha, que sofria de uma alergia muito severa naquela época. “Ele me ouviu atentamente, com as mãos apoiadas sobre as minhas, e senti ali que a minha sobrinha seria curada!”, exclamou. Sua sobrinha está curada e Elizabete carrega consigo eterna gratidão e carinho pelo Papa Francisco.
