A edição nº 148 da Revista Campo&Cidade – maio/junho de 2024 – traz Santa Rita de Cássia como tema. Conheça aqui as igrejas dedicadas à santa das causas impossíveis pelo Brasil
A primeira igreja dedicada a Santa Rita de Cássia no Brasil surgiu no centro da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, atual capital carioca. A pedra fundamental foi lançada em 1719 e em 1721 Manoel Nascentes Pinto e sua esposa Antonia Maria doaram à mitra a capela-mor, sacristia e consistório, além de alfaias. A nave foi concluída em 1728, como está registrado na fachada. Nesse mesmo ano, na então Vila de Itu, São Paulo, foi inaugurada uma pequena capela dedicada à Santa Rita.
Na década de 1850, uma parada de tropeiros próxima ao distrito de Dores do Aterrado (município de Ibiraci), no sudoeste de Minas Gerais, deu origem ao povoado de Santa Rita de Cássia, hoje município de Cássia, onde foi inaugurado em 2022 o maior santuário do mundo dedicado à santa, conforme dados da instituição.
Cidades que recebem o nome de Santa Rita
Há pelo menos 19 municípios que homenageiam Santa Rita de Cássia no País. Eles estão localizados nos Estados de São Paulo – Santa Rita D’Oeste e Santa Rita do Passa Quatro; Minas Gerais – Santa Rita de Caldas, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita do Itueto, Santa Rita de Jacutinga, Santa Rita de Minas e Santa Rita do Sapucaí; Goiás Santa Rita do Araguaia e Santa Rita do Novo Destino; Rio de Janeiro – Santa Rita da Floresta; Mato Grosso – Santa Rita do Trivelato; Mato Grosso do Sul – Santa Rita do Pardo; Tocantins – Santa Rita do Tocantins; Amazonas Santa Rita do Weil; Maranhão – Santa Rita; e Paraíba – Santa Rita.
Um desses municípios se destaca por receber milhares de turistas todos os anos. Os visitantes apreciam as belezas naturais da cidade e conhecem o Santuário de Santa Rita de Cássia. Construído na segunda década do século 20, no auge da produção cafeeira da região, é símbolo da força e da fé da população daquela época.
Veja também:
Edição nº 148 da Revista Campo&Cidade: Santa Rita, rogai por nós!