Nos dias 15 e 16, 23 e 24 de março de 2025, a Paróquia de São José, de Itu/SP, administrada pelo padre Juverci Pontes Siqueira, comemorou mais uma festa em homenagem a esse poderoso santo, pai adotivo de Jesus Cristo na Terra
Os devotos estiveram presentes nas celebrações, procissão e também na animada quermesse que contou com barracas de comes e bebes, além de boa música.
O Dia de São José é comemorado em duas oportunidades: 19 de março e 1° de maio – Dia do Trabalhador. Tão forte é a devoção a esse santo que no Estado do Ceará e do Amapá, dia 19 de março é feriado estadual em louvor àquele que é considerado patrono da Igreja Universal, das famílias, dos marceneiros e carpinteiros, dos agricultores e de todos os trabalhadores.
Padroeiro de Cidades pelo Brasil
O dia dedicado ao pai terreno do Menino Jesus, esposo da Virgem Maria, é comemorado em diversos municípios pelo Brasil: no Estado de São Paulo, em São José dos Campos, Ourinhos e Itu; no Rio de Janeiro, em Itaperuna; no Rio Grande do Sul, em São José das Missões; em Tocantins, em Palmas; em Minas Gerais, em Muzambinho; em Santa Catarina, na cidade batizada com o nome de São José, e no município paranaense de São José dos Pinhais, padroeiro da cidade. O santo também está presente em templos em Cascavel e Londrina. Ainda nesse Estado existem os Santuários de São José, em Apucarana; Alto do Piquiri; Campo Raso; Campo Mourão; Portal do Paraná e em Curitiba, dedicado a São José do Perpétuo Socorro. No Maranhão, existe o Santuário de São José do Ribamar em homenagem ao padroeiro daquele Estado. Em Belo Horizonte há também o Santuário de São José.
Em algumas localidades brasileiras, desde a época do Brasil Colônia, a devoção a essa figura religiosa está associada à lavoura com a benção do cultivo e das colheitas com preces para que se tenha safra farta no campo.
São José é o terror do demônio
Na missa da noite do Dia de São José, durante a sua homilia, padre Juverci falou sobre as virtudes e poder desse santo milagroso que os fiéis pouco sabem da sua história e principalmente da importância na vida de Jesus, Maria e da própria Igreja. O celebrante enfatizou sobre o poder de São José e o quanto é temido pelo demônio, apesar de ter sido humano, um humilde carpinteiro, mas homem justo e puro de coração.
No livro “Consagração a São José – As glórias de nosso pai espiritual” -, o autor religioso Donald H. Calloway escreveu: “Depois da Virgem Maria, os demônios temem São José mais do que qualquer outro santo. O Diabo tem mais medo de São José do que do papa. Como isso é possível? O papa não é o vigário de Cristo? Sim, mas o papa é apenas o vigário de Cristo; não é o pai de Cristo. O vigário de Cristo possui autoridade sobre o Corpo Místico de Cristo (a Igreja), mas São José tem o dom e o poder extraordinário da intercessão paterna no céu”.
São José é o patrono da Igreja Universal
Esta honraria lhe foi concedida pelo Beato Papa Pio IX no ano de 1870. O Papa Leão XIII afirmou: “Ele (São José) foi o chefe da divina família na Terra com autoridade paternal; a Igreja está consagrada a sua lealdade e proteção. Alguém assim tem uma dignidade tão extraordinária que não existe honra que não lhe seja devida”. Em 2021, o Papa Francisco rendeu ao santo mais uma homenagem como sendo considerado o Ano de São José.
Concorrida Festa
A cada ano que passa, a tradicional Festa de São José se torna cada vez mais concorrida, contando com boa frequência de devotos que recorrem à paróquia dedicada a esse santo protetor, localizada num dos bairros mais antigos de Itu, que também tem o mesmo nome do pai adotivo de Jesus Cristo. No final da celebração da missa, padre Juverci homenageou a secretária da Paróquia, Edna de Fátima Bricchi Francischinelli, que se despediu das suas funções na secretaria da paróquia depois de mais de 20 anos de dedicação e serviços prestados à comunidade.
No dia 23 de março de 2025, também se despediu da comunidade de São José o seminarista Diego Fernandes Toledo Bonatchelli para iniciar seu pre-noviciado na Congregação Montfortinos, localizada no município de Monlevade/MG. Diego passou a frequentar a Paróquia de São José em 2006, onde fez a sua Primeira Comunhão e foi crismado. Desde 2014 atuou como cerimoniado durante as celebrações da Paróquia de São José. Parentes e amigos estiveram presentes na sua despedida e oraram para que ele tenha êxito na sua missão religiosa.
Texto e fotos: João José “Tucano” da Silva
Fontes: O Globo / Consagração a São José – As glórias de Nosso pai espiritual – Donald H. Calloway – Editora Ecclesiae



